Boa parte dos novos empreendimentos já oferecem como benefício uma academia. Mas, você sabia que pode implementar uma em seu condomínio? Claro, não é uma tarefa fácil, exige aprovação em assembleia, estudo, tempo e investimento.
Confira agora como você pode implementar uma academia em seu condomínio!
Implantando uma academia no condomínio
Em primeiro lugar é necessário saber se há o espaço para uma academia no seu condomínio, não adianta querer comprar os equipamentos e não ter lugar para guarda-los.
- Faça uma pesquisa com os condôminos; além de saber se há interesse real pela academia, você terá um perfil dos futuros usuários, isso ajudará na escolha dos equipamentos;
- Escolha o local (o tamanho pode variar, com 16m² já é possível ter uma academia), o ideal é que seja clara e arejada;
- Elabore um projeto. Ele deve conter: número de apartamentos, para estimar o percentual de uso, e layout do espaço com equipamentos, acessórios e materiais decorativos (espelhos, som e vídeo, piso próprio, bebedouro e toalheiro);
- Ao comprar equipamentos, opte pelos da linha profissional, que são usados em academias. Aparelhos para uso doméstico, apesar de mais baratos, se depreciam em menos de dois anos;
- Bicicletas, esteiras, estações de musculação e acessórios, como halteres e colchonetes, não podem faltar;
- O piso da sala deverá ser emborrachado para evitar acidentes, como escorregões, e dar melhor aderência aos equipamentos, como as esteiras, que costumam se movimentar durante a prática esportiva quando o piso é liso;
- A distância entre os equipamentos vai de 40 cm a 1 m, a depender do aparelho;
- A instalação da academia deve ser aprovada em assembleia, já que haverá investimento. Para uma academia de 40m², que atenderia 10 pessoas ao mesmo tempo, o investimento seria na ordem de R$ 30 mil. Vale lembrar que o tamanho do espaço e o número de equipamentos dependem do tamanho do condomínio.
Regras para o uso da academia:
Estabelecer regras para o uso da academia é extremamente importante. Com elas, você terá um controle de quem frequenta e evitará problemas caso alguém use os equipamentos sem respeitar as normas.
Estima-se, atualmente, que cerca de 20% dos moradores de um condomínio utilizam academia.
Se você tem academia em seu condomínio e ainda não tem regulamento, pode aproveitar as regras abaixo:
É extremamente importante e recomendando para os síndicos ter um regulamento para o uso das academias e, assim, evitar possíveis problemas.
- Aprove um regulamento: Deve conter, entre outros pontos, dias e horários para frequência e uma cláusula dando ao usuário a responsabilidade de repor qualquer peça no caso de quebra. Caso você não tenha um regulamento, o SindicoNet disponibiliza um modelo geral, disponível: baixe aqui modelo de regulamento para academias em condomínios
- Elabore um termo de responsabilidade, a ser assinado pelo condômino, onde ele atesta estar praticando a atividade física espontaneamente e que se responsabiliza por eventuais danos à saúde;
- Tenha controle do acesso, pode ser com um livro de presença, que deverá ser preenchido pelo usuário toda vez que frequentar a sala;
- Restrinja o acesso à academia somente aos moradores do condomínio;
- Crianças podem utilizar a academia, a partir dos oito anos, desde que com acompanhamento de um profissional. O mercado já dispõe de equipamentos com ergonomia voltada para crianças. Elas trabalham a atividade física sem uso de cargas excessivas de peso.
Manutenção dos equipamentos
Os equipamentos devem ser limpos diariamente e sempre passar por manutenção.
Quando os aparelhos são novos, o síndico não precisa se preocupar muito com a manutenção durante o período da garantia, os fabricantes dão uma orientação básica somente para a limpeza.
Um contrato de manutenção preventiva após o término da garantia é uma forma de evitar problemas e ter os equipamentos sempre bem cuidados. Fique atento aos parafusos e presença de ferrugem.
Importância de um professor/treinador
Embora não seja algo comum, ter um professor para acompanhar os usuários na academia do condomínio deveria ser uma prática mais frequente. Estima-se que somente 1% dos condomínios com academia tenha um professor contratado.
- A contratação do professor deve ocorrer de acordo com a demanda do condomínio. Uma ideia é dividir o valor a ser pago pelo profissional entre os condôminos que estiverem interessados em frequentar as aulas;
- Realize uma pesquisa para saber os horários preferidos para realização das atividades físicas, isso ajudará na definição do horário de trabalho do profissional;
- Uma grade de 9 horas semanais já possibilita a realização de atividades para todas as idades;
- Além das aulas na academia, o professor pode implementar outras atividades, aproveitando as demais áreas do condomínio: escolinha de esportes, torneios internos, ginástica, alongamento e tai-chi-chuan na quadra poliesportiva. A piscina poderia receber aulas de natação e hidroginástica para a terceira idade;
- O professor também pode contribuir com campanhas de incentivo ao exercício físico, estimulando os moradores a utilizarem a academia e as demais dependências do condomínio. Ele poderá sugerir até o uso de cartazes a serem colocados nos quadros de aviso, chamando a atenção dos moradores;
- Esse profissional poderá também contribuir para uma maior interação entre os condôminos, organizando festas juninas e em outras datas comemorativas.
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Fonte: SindicoNet