fbpx

Ação do CRA-SP visa identificar e conscientizar administradoras de condomínios

No começo da segunda quinzena de junho, a fiscalização do CRA-SP iniciou uma nova campanha que visa identificar empresas que atuam na área da Administração de Condomínios, bem como conscientizá-las sobre a necessidade de registro no Conselho.

A ação teve início com a verificação de que cerca de 7 mil empresas, dentro do estado de São Paulo, possuem o CNAE 68.22-6 (que trata sobre Gestão e Administração da Propriedade Imobiliária) e podem estar atuando na área sem o devido registro no CRA-SP. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou apenas CNAE, é utilizada para determinar quais atividades são exercidas por uma empresa e é essencial para obtenção do CNPJ. 

A comunicação dessa campanha promovida pela fiscalização é feita por e-mail e também por carta, em alguns casos, e inicialmente visa contatar as empresas para identificar quais delas realmente atuam na área de Administração de Condomínios, setor que tem como objetivo principal gerir de forma profissional bens de terceiros, utilizando as técnicas de administração e seleção de pessoal, administração financeira, administração de material, administração mercadológica etc. 

Acórdão do CFA 

Diante da expansão das cidades, o número de condomínios tem crescido a cada dia.  De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2019, existem cerca de 10 milhões de apartamentos no País, o que representa 14,2% das moradias do Brasil. Muitos desses condomínios formam pequenas cidades que precisam de uma administração séria e planejada, assim como os demais negócios presentes na sociedade. 

Ciente dessa expansão e da necessidade de entendimento sobre o registro das empresas, em 2011 o Conselho Federal de Administração – CFA emitiu o acórdão 01/2011, que decidiu ser obrigatória a inscrição das administradoras de condomínios nos Conselhos Regionais de Administração. Segundo o documento, “ao fiscalizar essas as empresas, obrigando-as ao registro e à apresentação de um administrador para atuar como responsável técnico, os CRAs estão desempenhando uma importante função pública, devidamente outorgada em lei, de proteger a sociedade de empresas e profissionais sem qualificação técnica que, direta ou indiretamente, podem causar sérios prejuízos à coletividade”.

Oportunidade no mercado de trabalho

A área de Administração de Condomínios também tem se revelado um forte campo de atuação para os profissionais, uma vez que muitos lugares ainda sofrem com a precariedade na gestão, o que ocasiona custos desnecessários, desgastes, denúncias e, muitas vezes, conflitos entre síndicos e administradoras. 

Para levar mais conhecimento aos profissionais e ajudar a sociedade a entender melhor esse setor, o CRA-SP mantém o Grupo de Excelência em Administração de Condomínios, que periodicamente realiza eventos e produz importantes materiais sobre o tema.

Walter Marin Junior

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto e em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Direito Imobiliário pelo ESA (Escola Superior de Direito). Sócio consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 22 anos, sendo 7 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa.

Desenvolveu projetos nos seguintes departamentos: recursos humanos, contas a pagar, contas a receber, contábil, tributário, orçamentário, compras, participando de auditoria da qualidade para implantação da ISO9001. Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Nos últimos anos vem somando sua experiência administrativa com a especialização em direito imobiliário e condominial. Registrado na OAB/SP sob nº 230.427 e no CRA/SP sob nº 86.682.

Joubert Milton Gouvea

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Sócio Consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 24 anos, sendo 10 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa e tecnologia de informação.

Participou de projetos para integração dos setores operacional e administrativo, desenvolvendo padronização e treinamento nos seguintes departamentos: financeiro, orçamentário, recursos humanos, fiscal, contábil, logística, compras, faturamento, infraestrutura, comercial, participando do processo de elaboração dos manuais da qualidade exigidos pela certificadora da ISO9001.

Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Registrado no CRECI/SP sob nº 70.170-F e no CRA/SP sob nº 136.612.