Quando o assunto é morador em condomínio, surgem inúmeros pensamentos de como será a administração, como os condôminos podem ajudar nos cuidados básicos, quais as responsabilidades do síndico e etc.
Essas dúvidas são completamente normais, mas é extremamente importante os moradores saberem que também podem contribuir para o bem comum, incluindo na higienização do ambiente.
Isso porque a grande maioria dos casos a sujeira do local é causada pelos próprios condôminos e, além de deixar um o local desagradável, também podem contribuir para o desentendimento com outros moradores.
Saiba como os próprios residentes podem contribuir para o bem comum do local!
A regra para manter a harmonia é lembrar-se que, com a educação e bom senso é possível lidar com as adversidades de cada morador.
1 – Não faça com alguém que não gostaria que fizesse com você!
O mesmo equivale para as áreas comuns do condomínio. Se você não gosta que a sua casa fique suja, então não suje a área de convivência do local. Mesmo que há alguém que faça a limpeza, você não precisa jogar os lixos no chão, por exemplo!
2 – Ajude na segurança:
Os condôminos também podem ajudar na segurança do local, uma das dicas é evitar permanecer com o portão de entrada aberto por muito tempo, principalmente se utilizar o controle remoto, pois há certos momentos em que pode entrar alguém sem que o morador perceba.
3– Cuidado com o barulho em excesso!
A regra geral é que não pode barulhos excessivos entre as 22h e 6h, mas isso não quer dizer que você deve escutar músicas com o volume no último neste meio tempo. Aja com bom senso, volte ao item 1 – não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você!
Existem inúmeras regras para uma boa convivência em condomínio, mas as três mencionadas acima ajudarão os moradores do seu condomínio a terem uma boa convivência.