fbpx
como-os-moradores-podem-contribuir-no-condominio-1080x628

Como os moradores podem contribuir no condomínio

Quando o assunto é morador em condomínio, surgem inúmeros pensamentos de como será a administração, como os condôminos podem ajudar nos cuidados básicos, quais as responsabilidades do síndico e etc.

Essas dúvidas são completamente normais, mas é extremamente importante os moradores saberem que também podem contribuir para o bem comum, incluindo na higienização do ambiente.

Isso porque a grande maioria dos casos a sujeira do local é causada pelos próprios condôminos e, além de deixar um o local desagradável, também podem contribuir para o desentendimento com outros moradores.

Saiba como os próprios residentes podem contribuir para o bem comum do local!

A regra para manter a harmonia é lembrar-se que, com a educação e bom senso é possível lidar com as adversidades de cada morador.

1 – Não faça com alguém que não gostaria que fizesse com você!

O mesmo equivale para as áreas comuns do condomínio. Se você não gosta que a sua casa fique suja, então não suje a área de convivência do local. Mesmo que há alguém que faça a limpeza, você não precisa jogar os lixos no chão, por exemplo!

2 – Ajude na segurança:

Os condôminos também podem ajudar na segurança do local, uma das dicas é evitar permanecer com o portão de entrada aberto por muito tempo, principalmente se utilizar o controle remoto,  pois há certos momentos em que pode entrar alguém sem que o morador perceba.

3– Cuidado com o barulho em excesso!

A regra geral é que não pode barulhos excessivos entre as 22h e 6h, mas isso não quer dizer que você deve escutar músicas com o volume no último neste meio tempo. Aja com bom senso, volte ao item 1 – não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você!

Existem inúmeras regras para uma boa convivência em condomínio, mas as três mencionadas acima ajudarão os moradores do seu condomínio a terem uma boa convivência.

Walter Marin Junior

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto e em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Direito Imobiliário pelo ESA (Escola Superior de Direito). Sócio consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 22 anos, sendo 7 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa.

Desenvolveu projetos nos seguintes departamentos: recursos humanos, contas a pagar, contas a receber, contábil, tributário, orçamentário, compras, participando de auditoria da qualidade para implantação da ISO9001. Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Nos últimos anos vem somando sua experiência administrativa com a especialização em direito imobiliário e condominial. Registrado na OAB/SP sob nº 230.427 e no CRA/SP sob nº 86.682.

Joubert Milton Gouvea

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Sócio Consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 24 anos, sendo 10 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa e tecnologia de informação.

Participou de projetos para integração dos setores operacional e administrativo, desenvolvendo padronização e treinamento nos seguintes departamentos: financeiro, orçamentário, recursos humanos, fiscal, contábil, logística, compras, faturamento, infraestrutura, comercial, participando do processo de elaboração dos manuais da qualidade exigidos pela certificadora da ISO9001.

Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Registrado no CRECI/SP sob nº 70.170-F e no CRA/SP sob nº 136.612.