fbpx
Como-prevenir-acidentes-domésticos-1080x628

Como prevenir acidentes domésticos

Acidentes domésticos são bastante comuns, principalmente com idosos e crianças. Os mais comuns são as queimaduras, quedas, choques elétricos e intoxicações. Todos esses são acidentes domésticos mais corriqueiros, mas que podem levar a sequelas sérias e até a morte. No Brasil, o Inmetro estima que 37% de todos os feridos atendidos nos hospitais são provenientes de acidentes em casa.

Alguns objetos e situações caseiras que parecem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças curiosas, idosos com movimentos limitados e até para adultos desatentos.

Tomadas, lajes, botijão, chuveiro e escadas são exemplos de onde é preciso redobrar atenção para evitar problemas mais graves. Problemas estes que podem variar desde pequenos machucados e arranhões até fraturas, queimaduras e etc. Como a prevenção é o melhor de todos os remédios, confira abaixo dicas para evitar os acidentes domésticos.

Pisos e escadas

Atenção onde você pisa: o chão molhado é uma das principais causas de quedas e fraturas. Pedaços de tacos soltos, pisos quebrados e tapetes escorregadios também podem causar acidentes. Nas escadas, sempre instale corrimão e faixas antiderrapantes para evitar problemas.

Janelas e sacadas

Em apartamentos, o risco de queda, principalmente de crianças pequenas e animais de estimação, é uma das principais causas de acidentes domésticos. Por isso, sempre instale redes de proteção em todas as janelas. Se houver vidros quebrados ou rachados, troque-os imediatamente.

Tomadas e fios

Os choques podem acontecer com qualquer pessoa, mas são comuns com as crianças. Evite essa situação protegendo todas as tomadas. Cuidado também com o uso de vários aparelhos em uma mesma tomada, por exemplo, com extensões e benjamins. Sem cuidado, essa atitude pode sobrecarregar a rede elétrica e levar a incêndios.

Por segurança, dificulte o acesso das crianças aos fios. Deixe-os em dimensões suficientes apenas para alcançarem a tomada.

Cozinha e lavanderia

Esses dois ambientes são onde mais acontecem acidentes domésticos. O vazamento de gás é um problema recorrente, capaz de gerar explosões e incêndios. Para evitá-lo, sempre verifique se os botões do fogão foram fechados corretamente depois de usá-los.

Quem usa botijão de gás, deverá deixá-lo fora da cozinha. No caso de gás encanado, deixe o registro do gás do fogão sempre fechado quando não estiver utilizando. Assim, se as crianças mexerem nos acendedores, não haverá risco de queimaduras e vazamentos.

Medicamentos

É sempre importante ter uma “farmacinha” na sua residência com alguns itens de uso comum, como medicamentos para febre, analgésicos, sprays antissépticos e outros. Porém, tome cuidado onde guarda esses itens, impedindo que as crianças tomem os remédios sem o seu conhecimento.

E, claro, sempre use o bom senso. Em situações de emergência, chame o SAMU e nunca se automedique em situações mais graves.

Como você viu, a melhor maneira de evitar os acidentes domésticos é sempre tomando cuidado e tendo muita atenção. Gostou deste conteúdo? Compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!