fbpx
mudancas-em-condominios-1080x628

Mudanças em condomínios

Organizar uma mudança requer muito planejamento, seja para casas ou condomínios e mesmo se for entrar ou sair do imóvel. Para evitar contratempos no dia da mudança o ideal é que os moradores conheça bem o regulamento do condomínio e fiquem atentos às regras do local.

A maioria ou até mesmo todos os condomínios devem ter regulamentos internos, justamente para impor as regras do local, por isso, o passo primordial para quem vai morar em residenciais é procurar por estes regulamentos e saber pelo menos o básico inicialmente, que é conhecer o síndico e ter conhecimento dos itens abaixo:

Conhecimento sobre dias e horários permitidos para mudança. Normalmente é de segunda a sexta, das 8h às 18 e aos sábados a partir das 8h até às 14h.

  • Fazer o agendamento previamente com o síndico.
  • Não descartar as caixas de papelão no lixo, saber o lugar ideal para fazer o descarte;
  • Solicitar e tomar conhecimento do regimento interno do condomínio;
  • Evitar arrastar móveis após o horário permitido;
  • Tomar conhecimento das regras a respeito de horários permitidos para barulho dentro do condomínio.

Outro fator importante que os moradores devem resolver antes da mudança é saber se os móveis irão passar pelo elevador, escadas ou até mesmo em janelas. Casos estes móveis sejam grandes de mais o ideal é contratar uma empresa que faça içamento, há empresas que realizam as mudanças e também fazem este tipo de trabalho. Então, confira o tamanho do seu móvel, conheça bem o local que vai morar e analise como os pertences entrarão na residência.

Essas as responsabilidades dos moradores, mas condomínio também possuem responsabilidades envolvendo as mudanças dos moradores.

  • Revestir o elevador de serviço com acolchoado.
  • Escalar um funcionário para ficar de olho na garagem enquanto essa fica aberta para que a mudança entre.
  • Ter um funcionário, de preferência o zelador ou o gerente predial, acompanhando toda a mudança.
  • Orientar e informar ao funcionário da faxina que aquele dia ele deve atentar para a limpeza da área que foi o caminho utilizado pela mudança.
  • Registrar previamente os dados da mudança, como: nomes dos envolvidos, qual a empresa, horários, responsáveis, etc.

Com novos moradores, é completamente importante atualizar o cadastro e saber quem é cada integrante da casa. Confira os dados que devem constar no contrato:

  • Quantidade de moradores na unidade;
  • Nome e número do RG dos moradores e empregados;
  • Número de telefone fixo da unidade, celular e e-mail do proprietário e/ou morador;
  • Contatos no caso de emergência;
  • Informação sobre os dias e horários de empregados na moradia;
  • Modelo e número da placa do carro.

Esses dados servem para o síndico ter o controle de cada morador do local e saber quem entra e sai do condomínio. Além de se útil para evitar contratempos com algum morador ou pessoas que queiram se passar por morador do local.

Para saber mais, entre em contato conosco e conheça os planos de administração da Gouvea Marin.

Walter Marin Junior

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto e em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Direito Imobiliário pelo ESA (Escola Superior de Direito). Sócio consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 22 anos, sendo 7 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa.

Desenvolveu projetos nos seguintes departamentos: recursos humanos, contas a pagar, contas a receber, contábil, tributário, orçamentário, compras, participando de auditoria da qualidade para implantação da ISO9001. Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Nos últimos anos vem somando sua experiência administrativa com a especialização em direito imobiliário e condominial. Registrado na OAB/SP sob nº 230.427 e no CRA/SP sob nº 86.682.

Joubert Milton Gouvea

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Sócio Consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 24 anos, sendo 10 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa e tecnologia de informação.

Participou de projetos para integração dos setores operacional e administrativo, desenvolvendo padronização e treinamento nos seguintes departamentos: financeiro, orçamentário, recursos humanos, fiscal, contábil, logística, compras, faturamento, infraestrutura, comercial, participando do processo de elaboração dos manuais da qualidade exigidos pela certificadora da ISO9001.

Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Registrado no CRECI/SP sob nº 70.170-F e no CRA/SP sob nº 136.612.