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Quarentena no condomínio

Viver em comunidade condominial requer adaptação e solidariedade. Lembre-se, há muitas famílias, muitas crenças e pensamentos distintos.

Lembre-se que a quarentena é para todos, pratique o bom senso!

É importante se adaptar ao novo cenário e praticar a quarentena

O isolamento causado pela pandemia de SARS-CoV-2 trouxe à tona problemas de convivência entre moradores, expondo o síndico a situações de conflito e aumentando o número de notificações de ocorrência a moradores. 

Além disso, para evitar o deslocamento e respeitar o completo distanciamento social, os condôminos necessitam ter acesso a diversos produtos e serviços.

Existem grupos de pessoas se organizando para facilitar este fornecimento de serviços, mas nem todos os condomínios possuem síndicos ou moradores que assumem esse protagonismo para o benefício coletivo.  

Como as administradoras estão lidando com o impacto positivo nos condomínios? 

Durante a quarentena de 2020, algumas práticas que a administradora poderia tomar:

  • Limitar o acesso às áreas comuns;
  • Limpeza constante de lugares com fluxo maior de pessoas, como halls e elevadores;
  • Manter apenas os colaboradores essenciais;
  • Envio de avisos para conscientizar todos sobre as boas práticas essenciais de higiene – lavagem das mãos, a maneira correta de cobrir boca e nariz ao espirrar, uso regular de álcool em gel após contato com superfícies, etc;
  • Maior controle sobre a entrada de fornecedores e entregadores – evitando a entrada de criminosos que desejam se aproveitar da situação;
  • Realização de assembleias remotas, virtualmente; 
  • Recomendar bons fornecedores que realizam entregas de produtos de necessidade básica a bons preços e/ou frete gratuito;
  • Recomendar, ou disponibilizar com recursos próprios, práticas que podem ser desenvolvidas nas unidades – mesmo em confinamento. Vídeoaulas ensinando exercícios, yoga, dança, pintura e demais hobbies são algumas opções;
  • Estimular a ajuda comunitária para pessoas que não correm maior risco ao sair de casa: como idosos e doentes crônicos;
  • Ofereça comunicados de orientação sobre diversos assuntos ligados à questões legais;
  • Seja transparente nas informações.

É importante ressaltar que boa parte dos moradores estão de quarentena, neste período é preciso zelar pelo bom senso, empatia e segurança no condomínio. 

A segurança também determina não realizar atividades perigosas na vizinhança, o que significa não se expor a riscos para não contaminar o outro. Estas são apenas algumas ideias.

A vida em condomínio é uma escola. Dentre tantos saberes que o condomínio ensina, é a qualidade relacional como possibilidade de qualidade de vida comunitária, e dentre esta, a escola de democracia e cidadania, escola de vizinhança e escola de humanidades.

Fonte: Síndiconet

Walter Marin Junior

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto e em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Direito Imobiliário pelo ESA (Escola Superior de Direito). Sócio consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 22 anos, sendo 7 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa.

Desenvolveu projetos nos seguintes departamentos: recursos humanos, contas a pagar, contas a receber, contábil, tributário, orçamentário, compras, participando de auditoria da qualidade para implantação da ISO9001. Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Nos últimos anos vem somando sua experiência administrativa com a especialização em direito imobiliário e condominial. Registrado na OAB/SP sob nº 230.427 e no CRA/SP sob nº 86.682.

Joubert Milton Gouvea

Sócio - Proprietário

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto. Sócio Consultor da Gouvêa Marin Administração de Condomínio sua experiência vem de 24 anos, sendo 10 anos em empresa multinacional, atuando na área gerencial administrativa e tecnologia de informação.

Participou de projetos para integração dos setores operacional e administrativo, desenvolvendo padronização e treinamento nos seguintes departamentos: financeiro, orçamentário, recursos humanos, fiscal, contábil, logística, compras, faturamento, infraestrutura, comercial, participando do processo de elaboração dos manuais da qualidade exigidos pela certificadora da ISO9001.

Idealizador e professor do primeiro curso de Formação de Síndico em Ribeirão Preto. Registrado no CRECI/SP sob nº 70.170-F e no CRA/SP sob nº 136.612.